Logo (4)
COTAÇÕES DE MERCADO
Dólar
Euro

Regiões Sul e Norte concentrarão maiores volumes de chuvas nos próximos 15 dias – Rural Clima

Links deste artigo

orto Alegre, 11 de março de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, as regiões Sul e Norte concentrarão os maiores volumes de chuvas no Brasil nos próximos 15 dias. O agrometerologista Marco Antonio dos Santos ressalta que uma frente fria está se formando próximo ao sul do Brasil, levando chuvas para a Argentina e o Uruguai. Tanto hoje, como amanhã, existe um corredor de umidade sobre a faixa central e também no extremo norte, que levará chuvas a vários pontos do Centro-Oeste, partes do Sudeste, regiões do Matopiba, assim como também no Nordeste.

Mais para o final da semana, a frente fria tende a se deslocar pra o Sul do Brasil, trazendo o retorno da chuva para grande parte de região Sul do Brasil, como os maiores volumes previstos para a Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, pegando também áreas de Santa Catarina. No final de final de semana esse sistema avança e leva chuvas também para grande parte da região central e norte do país.

Nos próximos 15 dias, a previsão é de chuvas muito contínuas sobre grande parte dessas áreas produtoras do Pará, norte do Tocantins, Maranhão e Piauí, embora com volumes um pouco menores no oeste da Bahia. Porém, a tendência é de volumes de chuvas mais irregulares sobre a faixa central, que compreende a metade sul de Mato Grosso, metade sul de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O mês de abril ainda está se mostrando com algumas chuvas na faixa central, assim como em maio, embora em volumes mais irregulares. A partir de abril as chuvas tendem a ser mais consistentes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul do Paraná, Paraguai e Argentina, assim como no extremo norte do Brasil, pegando o Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí e Tocantins. Para o norte de Mato Grosso e Rondônia a chance de chuvas é grande por conta da proximidade com a região Norte e a Amazônia. Mas para o restante de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e norte do Mato Grosso do Sul e, até mesmo para o interior de São Paulo a chance de chuvas é bem menor.

Paraguai

Para o Paraguai, a meteorologista Ludmila Camparotto destaca que a semana inicia com tempo mais aberto e com uma tendência de temperaturas bastante elevadas, que poderão ficar entre 38 e 40 graus na região do Chaco.

Mais para o final de semana, uma frente fria situada entre o Uruguai e a Argentina deve se deslocar para o Sul do Brasil e provocar chuvas no Paraguai no começo da próxima semana. A expectativa é de que a semana entre os dias 18 e 25 de março seja mais úmida sobreo Paraguai, com possibilidade de chuvas.

Ludmila ressalta que o mês de abril tende a ser marcado por chuvas mais frequentes sobre o Paraguai. No que tange ao frio, a expectativa é de que as primeiras massar de ar polar possam ingressar no país a partir de maio, mas sem riscos para geadas até o momento.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA

Compartilhe

  • Deixe uma resposta
    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
disponivel google play
App store
BL2

O primeiro ecossistema agropecuário do Brasil e Latino Americano que te ajuda a fazer negócios mais rentáveis.

O ECOSSISTEMA DO AGRONEGÓCIO

DO BRASIL E AMÉRICA LATINA

Ver Pacotes
Group 139 1

CADASTRE SEU E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DAS INFORMAÇÕES SOBRE O AGRONEGÓCIO.

Cadastrar