Porto Alegre, 27 de agosto de 2024 – Segundo o projeto Acapa-MT, a estimativa de julho/24 do custeio da soja 24/25 ficou em R$ 3.971,98/ha em Mato Grosso. Desse modo, foi observada queda de 0,30% em relação à perspectiva passada.
Esse cenário está atrelado ao recuo de 1,32% ante o mês anterior nos custos com defensivos. Cabe destacar que a baixa no custeio só não foi maior devidos ao grupo dos fertilizantes e corretivos, principal dispêndio dentro do indicador (43,30%), que tiveram alta de 0,30% ante junho/24.
Assim, com a retração no custeio, o Custo Operacional Efetivo (COE) no estado diminuiu 0,25% no comparativo com o mês anterior. Sendo assim, para cobrir o COE, o sojicultor deverá produzir pelo menos 52,24 sc/ha ou comercializar sua saca da soja a no mínimo R$ 94,84/sc.
Por fim, é importante ressaltar que o preço ponderado pela comercialização, até o momento, cobre as despesas do COE. Porém, quando analisados as demais despesas, como o Custo Operacional total e o Custo Total, o preço ponderado ainda está abaixo.
As informações constam no Boletim Semanal do Imea – Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola.
Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA