A plantação de algodão é responsável por uma das principais cadeias produtivas do Brasil e do mundo. E para o produtor é importante saber como realizar uma gestão financeira eficiente para manter a alta evolução do setor é a produtividade.
Para se ter ideia da representatividade da cultura do algodão no cenário mundial, existem quatro países que figuram como os principais produtores. Índia e China representam cerca de 63% da produção, seguidos por Estados Unidos e Brasil, que juntos somam 35%.
📰 Para acompanhar, em tempo real, as notícias do mercado de Algodão e outras culturas agrícolas, faça parte do Telegram da Agência SAFRAS. Tudo acontece primeiro por lá!🚨
É importante acompanhar e estar sempre por dentro do que acontece no mercado interno, porém analisar e compreender o que ocorre no mercado externo também. Entender o que acontece e como está o comércio da commodity em outros países é fundamental para saber como gerir a plantação de algodão por aqui.
Se quiser receber, gratuitamente, uma análise semanal sobre algodão, com projeções, previsões climáticas e informações sobre o cenário nacional e internacional, produzido por um especialista de SAFRAS & Mercado, inscreva-se neste link.
Com esta oferta e demanda é preciso saber como fazer uma gestão financeira para que a sua plantação de algodão seja lucrativa.
Interferência e definição de preço do algodão
O preço do algodão é volátil a diferentes acontecimentos que afetam o mercado, como por exemplo a variação de renda.
Quando ocorre um aumento no consumo do material pelo mercado têxtil, o preço da commodity se eleva. Por outro lado, quando acontece uma queda de renda da população e, consequentemente, há uma redução no consumo do produto, o valor do algodão acompanha e registra uma diminuição.
Outra situação que impacta é a alta no preço do barril do petróleo, que ajuda a estabelecer um preço atrativo para algodão, pois afeta o preço do poliéster.
Nesse sentido, é importante entender a dinâmica da formação de preço de algodão, que acontece de fora para dentro, pois é definida na Bolsa de Nova York (ICE Futures US), tem o câmbio para, então, chegar ao preço praticado dentro do Brasil.
A lógica interna não determina o preço, quem determina é a lógica internacional. E essa instabilidade exige ainda mais atenção para quem realiza a gestão financeira da plantação do algodão.
Infraestrutura
O plantio de algodão é um mundo à parte. A produção no Brasil é restrita, basicamente, ao estado do Mato Grosso e a região oeste da Bahia.
A dinâmica produtiva é diferente dos grãos, por ser menos expansiva e exigir uma maior dedicação e investimento inicial mais alto na infraestrutura específica para esta cultura, como ter:
- Colheitadeira
- Maquinários para formar os fardos
- Espaço de armazenamento
Isso força também a realizar uma maior de gestão de todas as etapas do negócio, especialmente a ponta da comercialização e custos produtivos.
Diante destes investimentos, é importante fazer proteções para não ficar vulnerável ao mercado!
Mecanismos de gestão financeira
Depois de entender a formação do preço do algodão e analisar a conjuntura da produção, também é importante ter o domínio sobre as ferramentas financeiras para a gestão da comercialização da commodity.
Saber técnicas de fixação de preço antecipado, utilizando derivativos, como mercado a termo, futuros e opções., bem como fixação antecipadas de custos, câmbio e do preço de venda de algodão ajudam a travar rentabilidade financeira e favorecem uma gestão de longo prazo.
Aprender estas técnicas ajudam a aumentar seus resultados.
Se quiser saber como dominar a gestão de comercialização de algodão, conheça o curso Análise Fundamental e Mercadológica de Algodão, de SAFRAS & Mercado.
Em duas aulas, o especialista Gil Barabach, ensina de forma prática mecanismos de proteção diante alta volatilidade do mercado. Acesse ao link e conheça o curso.