Logo (4)
COTAÇÕES DE MERCADO
Dólar
Euro

Virada do mês será marcada por chuvas de invernada nas faixas central e norte do Brasil – Rural Clima

Links deste artigo

Porto Alegre, 23 de fevereiro de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, os próximos dias tendem a ser marcados pela continuidade das chuvas no centro-norte do Brasil, embora de forma mais irregular, bem como pelo retorno das precipitações na Região Sul.

Segundo o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, nessa sexta-feira e no sábado ainda há previsões de chuvas sobre toda a faixa central e norte, pegando o Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rondônia, todo o Matopiba e o Pará, muito embora possa haver aberturas de sol, o que propiciaria uma janela curta para colheita das lavouras, muito embora ainda impossibilitando o avanço do plantio.

Já no início da semana que vem, entre os dias 26 e 27, uma nova frente fria estará se formando e levando chuvas para a Argentina, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, bem como também para o Paraguai.

Como as chuvas no começo da semana migram para o Sul, a tendência é de tempo aberto nessa faixa central, em estados como Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e Rondônia, possibilitando condições melhores para o avanço da colheita, plantio, bem como para a realização de trato culturais.

No Norte do Brasil, contudo, áreas do Tocantins, Piauí, Maranhão, Pará e Acre seguirão com chuvas, mais em forma de pancadas do que generalizadas, o que será de suma importância para a realização da colheita, plantio e tratos culturais.

Após a passagem da frente fria, o tempo volta a abrir no Sul do Brasil e, como vem se falando, na virada do mês, as chuvas tendem a retornar na forma de invernada para toda essa faixa central e norte.

Para o começo de março a tendência é de um tempo mais aberto no Sul do Brasil, muito embora a primeira metade do mês deva ser marcada por chuvas em todo o país, só que em volumes muito mais concentrados. “No entanto, a segunda quinzena de março pode ser sim marcada novo período de estiagem no noroeste do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo e o Paraguai. Mas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a tendência é de chuvas mais regulares”, pontua.

Paraguai

No Paraguai, a meteorologista Ludmila Camparotto destaca que o tempo será marcado por instabilidades no final de semana, com chance de chuvas irregulares, especialmente no sul do país, com possibilidade de ocorrência também no Chaco.

Para a próxima semana, um sistema que se forma no norte da Argentina poderá levar chuvas irregulares ao Paraguai, entre segunda e quarta-feira. “Pode chover em uma área e não em outras e essa é a tendência ao longo da próxima semana, comenta.

Ludmila afirma que um novo sistema deverá chegar ao Paraguai na virada de fevereiro para março, embora a previsão de chuvas para o restante do mês seja novamente de volumes irregulares. “As frentes frias estarão passando sobre o Paraguai, mas as chuvas podem acontecer de maneira irregular em algumas regiões” avalia. “A expectativa é de que volte a chover melhor no Paraguai somente em abril e maio”, acrescenta.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA

Compartilhe

  • Deixe uma resposta
    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
disponivel google play
App store
BL2

O primeiro ecossistema agropecuário do Brasil e Latino Americano que te ajuda a fazer negócios mais rentáveis.

O ECOSSISTEMA DO AGRONEGÓCIO

DO BRASIL E AMÉRICA LATINA

Ver Pacotes
Group 139 1

CADASTRE SEU E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DAS INFORMAÇÕES SOBRE O AGRONEGÓCIO.

Cadastrar